terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Albúm da Semana: Hot Chip - Made In The Dark (2008)


No escuro

Os Hot Chip foram, em 2006, falados um pouco por todas as listas de Melhores do Ano, em virtude do seu segundo álbum, The Warning. A banda inglesa, de influências dance-punk/electropop, chegou a figurar na lista de nomeados para melhor disco desse ano pela Mercury Music Prize. "Over and Over" foi também nomeado single do ano, desta vez pela revista NME, e recebeu atenções pelo seu vídeo, um delírio retro realizado por Nima Nourizadeh. A este juntou-se "And I Was a Boy From School", cujo vídeo surreal e melancólico ajudou a fomentar a imagem de marca desta banda.

E, apesar de tudo isto, The Warning passou-me completamente ao lado.

Apenas soube da sua existência no fim do ano, com precisamente essa correria aos discos do ano e por ver a sua aparição em algumas listas que costumo respeitar. Claro que o experimentei, ouvi-o não mais que duas vezes, mas esqueci-o rapidamente quer por não ser o estilo de música que me interessasse naquela altura imediata, quer por achar algumas canções repetitivas e irritantes (não o ouvi com atenção, pode ser que as ache apelativas agora, eu sou assim). Assim, chega 2008 para dar uma nova chance aos rapazes de Londres.

É um dos primeiros lançamentos de 2008, e acabou por ser o primeiro a interessar-me, devendo muito ao primero single digno desse nome, "Ready For The Floor". Ouvi-o na rádio mais do que muitas vezes, e gostei, mesmo sem saber de quem se tratava. Alguns downloads depois, tinha o álbum no leitor de MP3 e ouvia-o com gosto a caminho da escola.

Sem me parecer um disco genial, ou sequer motivo de muita celebração, não é mau. Há mesmo algumas músicas de que gosto bastante, outras mais dispensáveis, (especialmente quando se aventuram por melodias calmas, no final, "Whistle For Will" e "In the Privacy of Our Love") mas no geral, não têm nada que se envergonhar. É boa pop com grande suporte de sintetizadores, e armada para qualquer pista de dança caseira. A voz do vocalista, Alexis Taylor, traz à mistura a dose recomendada de melancolia "à antiga". Podia ser melhor, acredito que sim, mas isso também depende de como me soar agora The Warning, claro que o vou ouvir novamente, desta vez como deve ser.

Então, sem mais demoras, rendam-se ao vídeo de Ready For The Floor e digam se a dança do Alexis/Joker não é contagiante:


Hot Chip - Ready For The Floor





E outros vídeos da banda:
- Over And Over
- And I Was A Boy From School
- Playboy
- Colours







Álbum: Made In The Dark
Artista: Hot Chip
Highlights:
- Ready For The Floor
- Hold On *
- Shake A Fist



*Há alguma nesta canção que me faz lembrar Of Montreal, quando se canta ...i'm only going to heaven if it feels like hell, i'm only going to heaven if it tastes like caramel...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda não o ouvi, li em qualquer lado que só tinha saído uma versão promo com umas vozes por cima. São muito chatinhas?

Btw recomenda-se o album mais recente dos Caribou! Ainda tenho a primeira música em repeat mas o pouco que ouvi do resto também me parece bom :33