quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Nostalgia: dEUS - The Ideal Crash


Os belgas dEUS foram um caso de sucesso sério há uns anos, no final do século passado. Foram-se tornando conhecidos no movimento underground europeu com os primeiros dois álbuns, mas foi com esta obra-prima que se espalharam um pouco pelas bocas do mundo. O ano é 1999, o mundo está á beira do seu fim, o milénio aproxima-se e os dEUS editam The Ideal Crash, um registo estrondoso que cimentou uma pequena (mas activa) legião de fãs devotos, tornando-se uma banda de culto vintage, apreciados como um bom vinho, de preferêcia num bar após o fecho. Sempre estiveram, a meu ver, entre os gostos mais alternativos e um mainstream de encher chouriços nas rádios comerciais (literalmente, Instant Street por exemplo, foi involuntariamente eleita a canção regular na Rádio Comercial há uns anos, eu lembro-me de a ouvir).

Mas se há um homem por trás da banda, (e geralmente há) é Tom Barman. O gentil amargurado da vida, capaz de orquestrar todo aquele som com a sua voz, que nos leva, por vezes, a ter de sorrir enquanto caminhamos. É também ele que assina grande parte da videografia da banda.


dEUS - The Ideal Crash





E ainda, se quiserem ver outros vídeos do mesmo álbum:
- Sister Dew
- Instant Street

1 comentário:

euphrosyne disse...

no outro dia tb fiquei me meti a ouvir dEUS lol