sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Álbum da Semana: Distortion - The Magnetic Fields (2008)


Conceito

Este é um daqueles discos que começou por reunir alguns aspectos que me fariam, em princípio, evitá-lo. Pouco ouvi dos Magnetic Fields ao longo da minha vida, mas ao investigar este disco, comecei a suspeitar de uma banda que lança três álbuns consecutivos com esforços "conceptuais" tão marcados e óbvios. Estou a falar de 69 Love Songs, que ainda tenho de ouvir antes de qualquer juízo sobre a banda (aparentemente é tido por quase todos os fãs como a sua obra-prima), do seu sucessor i, e agora deste recente Distortion.

Os conceitos de cada álbum são exactamente aquilo que diz em cada um dos títulos. 69 Love Songs são exactamente 69 canções de amor, i é um objecto estranho com todas as músicas começadas pela nona letra do alfabeto e Distortion seria um disco perfeitamente normal, não fosse a distorção propositada das guitarras em todas as canções.

Ainda assim, quando ouvi Distortion não foi o pomposo martírio que previ, tal como não foi uma surpresa bombástica de delírio musical. Em vez disso, temos músicas sim, algumas boas, que ficam no ouvido, outras nem tanto, mas sempre com a distorção presente. A qual nem é insuportável, mas também não acrescenta nada de novo à maior parte do álbum. Ela simplesmente está lá. Custa-me ainda dizer que cria um ambiente, apesar de ao fim de um tempo nos habituarmos aos guinchos das cordas. Mas não estraga o que podia ser um bom disco, como eu estava á espera quando ouvi falar sobre ele. Infelizmente, ainda não vi como se justifica a si mesma também.

Resumindo, Distortion é um disco demasiado bem comportado e cuidado na composição musical para ser um OVNI, e demasiado provocante para ser levado a sério. Existem, é claro, como já disse, boas canções, mas perde-se um pouco nesse aspecto isolado (um sintoma comum de muitos álbuns conceptuais) para o objecto maior.


Álbum: Distortion
Artista: The Magnetic Fields
Highlights:
- Zombie Boy
- California Girls
- Till the Bitter End

- Too Drunk to Dream
(nem que seja só pelos primeiros segundos onde se ouve esta linda introdução)

Sober, life is a prison
Shitfaced, it is a blessing
Sober, nobody wants you
Shitfaced, they're all undressing
Sober, it's ever darker
Shitfaced, the moon is nearer
Sober, you're old and ugly
Shitfaced, who needs a mirror?
Sober, you're a crogmagnun
Shitfaced, you're very clever
Sober, you never should be
Shitfaced, now and forever!

2 comentários:

euphrosyne disse...

way ahead of you lool
é bom sim senhor!confirmo!

Anónimo disse...

Eu sei que não se deve julgar um livro (ou um álbum) pela capa, mas essa é mesmo horrível.