quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Young Pilgrims


Não quero parecer uma daquelas pessoas que viu o Garden State, descobriu os The Shins e agora anda todo contente porque está convencido que tropeçou numa das melhores bandas da actualidade, mas... bem... foi exactamente isso que aconteceu...

A curiosidade veio primeiro com uma música que ainda me causa arrepios, "Caring Is Creepy" (título genial, continuarei a dizer). Também há outra na banda sonora, New Slang, igualmente fantástica e que preenche aquele momento mágico em que a Natalie Portman dá a ouvir a banda ao Zach Braff, dizendo convincentemente que "vai mudar a vida dele". Não mudaram a minha vida, é certo, mas ainda ando à procura de uma música má deles.

Claro que arranjei o álbum de estreia, "Oh, Inverted World" (mais uma vez, títulos especiais como este são uma constante) e deliciei-me com as melodias pop que pareciam saídas de um ano qualquer na década de 60. Umas semanas depois, ouvi o terceiro álbum de originais, deste ano, "Wincing The Night Away" e não fiquei desiludido. A única maneira de ficar desiludido com os The Shins, acho eu, é se ouvirmos a sua música contrariados ou demasiado expectantes. Não é assim que eles funcionam. Maior parte das vezes, no princípio, tentamos entoar o ritmo de uma das canções e já o esquecemos cinco minutos depois de a ouvir. Portanto a pop que fazem não é daquelas facilmente descartáveis ou de ritmo fácil. Acho que quem definiu melhor a música deles foi quem disse "podíamos viver nestas canções". Diz tudo o que é preciso saber, acho eu.

Agora, comecei a ouvir o segundo álbum, "Chutes Too Narrow" e acho que é o melhor até agora. O primeiro tinha a paixão de um primeiro disco, mas faltava-lhe boa produção. O último economizou nos ritmos mais mexidos e é mais calmo. O "irmão do meio" tem as melhores características de ambos. E é de lá que sai este vídeo, realizado por um tal Adam Bizanski, que fez e animou tudo à mão. O outro é o primeiro single do novo álbum, e também merece uma espreitadela. Espero que gostem.

The Shins - Pink Bullets


The Shins - Phantom Limb

3 comentários:

Betadine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Betadine disse...

Passei por aqui só para dizer que comprei o ultimo cd deles na quarta feira na fnac chiado hehehehe.
Muito bom mesmo...

euphrosyne disse...

pois