quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

The Beatles - Within You Without You / Tomorrow Never Knows



Hoje, como grande fanático dos Beatles que sou, deixo-vos com o primeiro vídeo promocional dessa grande "prenda" que chegou o ano passado a todos os que vibram com a música dos fab-four de Liverpool. Estou a falar do albúm Love, que chegou ás prateleiras em Novembro de 2006.

O que era anunciado exageradamente pela imprensa como o "novo" álbum dos Beatles, não é mais que a banda sonora do projecto com o mesmo nome, uma parceria entre a Apple Corps, Ltd e o Cirque du Soleil. Trata-se de um espectáculo de dança e magia, como é hábito do Cirque, coreografado ao som das imortais músicas do grupo, como Eleanor Rigby, All You Need Is Love e While My Guitar Gently Weeps. Contudo, as canções que se ouvem não são as usuais, mas sim remisturas cuidadosamente orquestradas pelo famoso produtor do quarteto, Sir George Martin. Cada música é alterada de modo a fundir-se com as outras, criando uma corrente fluída de delírio sonoro.

O espectáculo tem como história uma vaga biografia da banda, desde os seus tempos nos clubes de Liverpool, passando pela ascenção ao estrelato, experiências místicas e espirituais, eventual separação e, no final, uma reunião, que no fundo é o que o espectáculo pretende simbolizar. A primeira exibição foi a 30 de Junho do ano passado, e contou com a presença do maior número possível de membros da "família" dos Beatles tal como Sir Paul McCartney, Ringo Star, Yoko Ono, Cynthia Lennon, Julia Lennon, Olivia Harrison, Dhani Harrison e o próprio Sir George Martin. No fim, Paul dedicou todo o evento a John Lennon e George Harrison, presentes apenas em memória na actuação.

Mas, voltando ao álbum, é refrescante ouvir uma música a seguir à outra, e reconhecer em cada uma aspectos diferentes da linguagem sonora dos Beatles, misturados. Ainda por cima, juntaram 3 das minhas canções favoritas numa só, "Being For The Benefict of Mr. Kite/I Want You(She's So Heavy)/Helter Skelter". Mas o vídeo que vos mostro hoje é da fusão de Within You, Without You e Tomorrow Never Knows, que reflecte a "trip" imaginária carregada na música. Disfrutem.

3 comentários:

Betadine disse...

Muito bom blog pá, bom gosto, muito boa escrita e espirito critico. Agora só fico à espera da tua curta metragem e mais tarde california dreaming.
Para acabares com o spam tens que activar o anti spam do blogger, vai às definições do blog.
Grande abraço

Anónimo disse...

Ainda não me consegues convencer em aderir a essa "beatlemania"


xD

Sgt. Pepper disse...

Também achei o "Love" muito bom. Comprei sem saber muito bem o que esperar e fiquei surpreendido pela positiva. Os arranjos são brilhantes e a escolha de temas / mash ups resultou num álbum muito consistente. Sir George Martin está de parabéns.