segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Garden State




Só agora é que consegui ver este filme. Quando esteve nos cinemas (um pouco discretamente, também) não o apanhei e ao longo de todo este tempo, ou não tive a paciência, ou não tive um intervalo livre, ou não o tinha à mão para ver. Mas, finalmente, todos os factores se conjugaram para que eu pudesse redimir a minha falha e passar um belo serão a saborear esta tocante homenagem do rapaz-maravilha Zach Braff (realiza, escreve e interpreta) à sua própria geração, dos "vinte-e-tais".

Já tinha ouvido grandes coisas, claro. Daí a minha curiosidade, e talvez tenha criado demasiada expectativa, mas, afinal, tem cenas que ficam connosco durante algum tempo, principalmente à medida que vai avançando. Andrew Largeman é um jovem que durante quase toda a sua vida esteve protegido do sofrimento através de comprimidos e drogas, tornando-o, realmente, "dormente" às emoções. Agora, com a morte da mãe, tem de regressar à cidade natal para o enterro, reconciliar-se com o pai, reencontrar-se com amigos e, pela primeira vez, vai fazer tudo isto sem drogas, sem "rede de segurança". A tudo isto se vai juntar conhecer uma rapariga fora do comum (Natalie Portman, por quem eu me apaixonei depois de ver o filme) e um conjunto de situações tão estranhas que por vezes roçam a poesia. É um óptimo primeiro filme e, é claro, a banda sonora é de arrasar, canções cheias de sentimento, como é o caso do single dos The Shins, Caring is Creepy (a qual não consigo parar de ouvir) que é, na minha opinião, a que melhor consegue "cantar" o filme. Zero 7, Paul Simon, Thievery Corporation e Nick Drake são outros nomes presentes.

Se, como eu, também esperaram demasiado para o ver, aconselho que o façam assim que tiverem oportunidade. Entretanto, peço desculpas por vos deixar este vídeo, mas foi o melhor que encontrei com a música que já disse, e que quero mesmo que ouçam. As imagens são do Final Fantasy 8 ou coisa parecida, mas concentrem-se na melodia. Os The Shins têm um novo álbum pronto para ser lançado este ano (Wincing The Night Away) e este filme foi um grande impulsionador de carreira para eles. Aqui está Caring is Creepy (só o título é lindo).

4 comentários:

Leonor Ferreira disse...

Terei de ver o filme filho da minha almaaa =D

Anónimo disse...

que inveja !
tb quero !!!
anyway Natalie is awesome and Zach is on my rape list xD

Betadine disse...

Pá és mesmo meu primo! A Natalie é a menina mais fofa do cinema e arredores!

Delium disse...

oh betadine, a Nataliezinha é minha :p o Garden State nao é mau, mas pessoalmente para mim fica longe do "Closer" e do "Lost in Translation"