sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Cameo: The Knife - Silent Shout



Mais um excelente vídeo dos suecos The Knife, este mês em retrospectiva no Cameo. Saltámos do aclamado Deep Cuts, de 2003 para o mais recente e ainda melhor criticado Silent Shout, do ano passado, considerado melhor álbum de 2006 pelo Pitchfork Media. Segundo as reviews, mostra um saudável amadurecimento do duo enquanto banda e uma melodia que se prolonga um pouco mais, sem tentar atingir logo á partida o estatuto de "cançãozinha pop" (não se enganem, são excelentes canções pop por isso mesmo). Este single que dá nome ao álbum foi também o primeiro a ser lançado e, para a ocasião, os The Knife trouxeram o seu realizador-colaborador favorito, Andreas Nilsson, responsável pelo Heartbeats, já mostrado aqui, e muitos outros.

Desta vez, em vez das animações (apesar de continuarem lá, escondidas em jogos de luzes fantásticos!) mais parecidas com alucinações por uso de estupefacientes, optou por uma atmosfera mais adulta e elaborada. É mais artístico que os restantes, e mais estranho, talvez. Nilsson baseou-se em trabalhos de Oskar Fischinger, um mestre da animação abstracta.

Uma coisa é certa. Andreas Nilsson e os The Knife completam-se sempre que colaboram, e isso está presente na música e como se relaciona com as imagens quase surreais.

2 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Também gosto.

Anónimo disse...

sempre gostei de facas