quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Nip / Tuck na TVI



Há já muito tempo que tenho andado divorciado da televisão. Estudos, falta de paciência, etc, etc. Os únicos programas que ainda sigo fielmente são o Daily Show, na Sic Radical (o meu substituto dos noticiários) e "ainda" os Simpsons, dos quais eu acho que nunca me vou fartar (tenho a impressão que já vi todos os episódios pelo menos duas vezes na FOX). Quanto a séries de ficção, fartei-me um bocado. A última que vi na íntegra foi a primeira temporada do Lost, mas para a segunda perdi o "estímulo". Comecei a ver as Desperate Housewives, mas não me dizia grande coisa. A mesma coisa com o 24 e, apesar de todos me caírem em cima, nunca gostei de CSI. E, nos últimos tempos, perdi fenómenos como Prison Break. E a última série que segui atentamente foi o brilhante House, (já agora, parabéns ao Hugh Laurie por ter ganho o merecido Globo de Ouro).

Foi na quinta-feira passada que eu "regressei" à vida televisiva. Sou um antiquado e prefiro ver as séries mesmo na televisão, não faço downloads nem as vejo online. Manias. Acho muito mais piada apreciá-las no seu habitat natural. De qualquer modo, o mais espantoso foi onde escolhi (ou antes, que canal me escolheu) passar o serão. Na TVI. Eu sempre tive um daqueles ódios inexplicáveis pela TVI. Chamem-lhe "racismo televisivo", se quiserem. Recusava-me sequer a fazer zapping por lá. Não valia a pena. Sabia, na minha cabeça, que nunca estaria nada de jeito a dar. Telenovelas, provavelmente. Mas, na quinta-feira passada, por sono talvez, dei por mim a olhar para a TVI e estava a dar o primeiro episódio da terceira temporada do House. Como fã, deixei-me ficar. Depois, no fim-de-semana, fiquei a saber que ia estrear segunda-feira outra série da qual tinha ouvido falar bastante bem: "Nip / Tuck". Vi-a nesse dia, vi novamente ontem e vou ver hoje também. O que posso dizer? Acho que fiz as pazes com a TVI.

A série é fantástica. Passa-se na solarenga Miami, numa clínica de cirurgia plástica vulgar, com dois médicos que são a antítese um do outro. Pensem nisto como um Jekyl e Hide. Amigos desde infância, viveram sempre em dois lados opostos da vida, mas de tal forma que é como se se completassem. Sean é o lado bom. Ingénuo, sempre a tentar fazer a coisa certa, com princípios morais, etc. Casou-se com a namoradinha de liceu, tem dois filhos e um lar. Contudo, o casamento está agora a desfazer-se e Sean questiona seriamente a ética do seu trabalho. Christian é a outra face. Solteiro, mulherengo, sem escrúpulos e ganancioso. Quase que consegue representar todos os pecados mortais num só personagem. Vê naquilo que faz apenas uma óptima forma de ter uma boa vida e, claro, muito sexo. Não preciso de vos dizer que é imediatamente a personagem favorita de todos.

A cirurgia plástica é quase que só um pretexto para juntar estes dois personagens (apesar das cenas de operações serem realmente fortes, e a leveza com que os dois cirurgiões as encaram, assustadora. Só para dar um exemplo, durante um operação de implantes nas nádegas, um deles reparou que o outro havia colocado os implantes ao contrário! "You saved my ass again!"). Reflecte também no impacto que alterações destas têm na nossa psicologia e porque é que buscamos a perfeição a este nível. "What don't you like about yourself?"

É fascinante ver como se conseguem colocar personalidades tão opostas no mesmo cenário e vê-los darem-se como velhos amigos. Há conflitos, claro, mas daí é que nasce a intriga. Já agora, há pequenos pormenores deliciosos, como o nome do barco do Christian ("Boatox")ou o facto de o filho da personagem principal se parecer assustadoramente com o Michael Jackson (não tenho a certeza se isto é intencional ou não). Vejam hoje, se quiserem, à 00:15, na TVI.



Agora, umas quantas coisas sobre a TVI, que notei nestas últimas noites.

Primeiro, os intervalos estão muito mais curtos do que me lembrava. São toleráveis agora. Consigo realmente ficar sentado e esperar. E as coisas quase que começam à hora! Isso surpreendeu-me, mais do que tudo o resto.

Segundo, são mesmo necessários todos aqueles anúncios a toques de telemóvel? Quando chegou ao ponto de ver um a cada 15 segundos, comecei a pensar que a TopMóvel é dona do canal.

Terceiro, talvez fazer publicidade à Corporación Dermostética nos intervalos não seja a mais brilhante campanha de marketing dos últimos tempos.

4 comentários:

Delium disse...

Honestamente nunca ouvi falar dessa série, vou tentar ver algum episodio brevemente, quanto ás outras séries, o melhor mesmo assim, para mim, é o "Prison Break", o "House" não é mau, mas torna-se de algum modo demasiado repetitivo, basicamente aparece alguém doente, as primeiras teorias falham, no final de 25 minutos ele está a comer uma sandes de fiambre e descobre a cura;)
A série "Lost" também tem algum interesse, mas faz-me uma certa confusão como é que as mulheres da ilha ainda não tem bigode, será que fazem a depilação e essa parte não aparece na TV ?! :p
O “Lost” vai seguir o mesmo caminho dos "X-Files" vão vender ate conseguirem, sem um fim especifico.

Delium disse...

Nunca ouvi falar da série “Heroes” ou “Dexter”, passam em algum canal em Portugal?!
O "Prison Break" é uma série de acção com uma historia interessante e original por trás, e não complica muito mais, na minha opinião é mesmo das melhores que anda por aí, espero que também não caia no sindroma "X-Files".

(a assuntos do teu blog podes responder directamente no teu blog que eu vou vendo:p se não passo por maluco por fazer comentários atrás de comentários e não aparecer mais ninguém, o mesmo te acontecia no meu blog :p)

Anónimo disse...

eu já vi e sim acho que é awesome =P
nunca faças as pazes com a TVI!they suck in your soul xD
anyway poff

Katia Hoehne disse...

Faço aqui um desafio a quem nunca viu Nip/Tuck: assista apenas um episódio e tente não assistir mais ... é muito bom, viciante, espetacular ...